quarta-feira, 16 de junho de 2010














Photo: Ernesto Rodrigues with Abdul Moimeme, António Watts and Serge


A cada concerto, a VGO / Variable Geometry Orchestra renova-se em graus que se assinalam e registam entre o ínfimo e quase imperceptível, e o passo de gigante entre a formulação precedente e aquela que já fica próxima no horizonte dos nossos desejos de liberdade, movida por um motor potente que ruge nas suas expressões mais variadas, criando jogos intermodais de abstracção profunda – utopia de liberdade plena, reflectida num corpo orquestral com personalidade em construção, mas em que habitam sinais identitários próprios.
Neste melting pot da comunidade improvisadora de Lisboa, sucedem-se os quadros e os momentos de beleza massiva e extravagante. Entre o momento inicial e o estertor final, evocam-se sons próximos e longínquos, novas e antigas imagens visuais projectam-se num espaço de grandes porporções, onde se desenha o nascente e o poente, e em que a energia explode numa tridimensionalidade espectral que nos sacode corpo e espírito.
O que fica na memória é uma catedral em que habitam sentimentos que perduram na partilha da experiência radical, entre a catarse e o êxtase abrasador.
Eduardo Chagas (Jazz e Arredores)

Sem comentários:

Enviar um comentário